segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Cineasta americano procura atriz no Pará

O produtor cultural Emanoel Freitas juntamente com Atílio Verberosa Júnior, representante da ONG Amazônia Imaginária estão selecionando um nova estrela para o próximo filme do cineasta Jonathan Nossiter, que recentemente dirigiu o documentário Mondovino, onde o mundo do vinho é retratado. Este será o quinto longa-metragem de Nossiter, e dessa vez a produção americana terá co-produção do Brasil e França.

Com as filmagens marcadas para iniciarem no próximo ano no Brasil e tendo a maior parte de suas ações na cidade do Rio de Janeiro. O filme é quase uma declaração de amor do diretor ao país. Nossiter é casado com a fotógrafa brasileira Paula Prandini e os três filhos do casal são cariocas. Mas a paixão pelo Brasil começou há mais de 20 anos quando o então estudante de Artes, encantou-se com o escritor brasileiro Machado de Assis. A admiração pelas obras de Machado de Assis é tamanha que Nossiter batizou sua primogênita de Capitu, uma das mais polêmicas personagens de Assis.

Ainda sem título definido, o longa contará a história amor entre um americano e uma jovem índia brasileira. Os dois se apaixonam e mudam-se para o Rio de Janeiro em busca de uma vida de glamour. O cinema já contou muitas histórias românticas entre uma índia e um estrangeiro, a mais famosa delas é a história da índia Pocahontas, que após ser contada em pela Disney, virou o longa-metragem 'O Novo Mundo' em 2005. Mas como levará a assinatura do cineasta premiado no Festival de Sundance em 1997 e indicado no Festival de Cannes em 2004, com certeza podemos esperar algo muito além do óbvio para esse novo trabalho.

Seleção de atrizes
Tendo como referência o talento e a beleza das atrizes paraenses Dira Paes, a Solineuza do seriado A Diarista e de Eunice Baía, a pequena índia do filme Tainá - uma aventura na selva, Nossiter definiu que a atriz que interpretará um dos papéis principais do filme deve ser paraense. A personagem em questão é uma jovem índia de 18 ou 19 anos, que irá morar no Rio de Janeiro ao lado do amado.

Emanoel Freitas e Atílio Verberosa são os nomes encarregados da díficil missão de encontrar entre as jovens do Estado uma nova estrela para brilhar nas telonas. Para interpretar a índia apaixonada, os produtores estão selecionando moças entre 17 e 30 anos, mas que aparentem ter entre 18 e 19 anos de idade. Além da aparência jovem é fundamental que a moça tenha traços indigenas e seja carismática.

A experiência como atriz não é pré-requisito para essa seleção já que por ser um dos personagens centrais da histórias, a atriz receberá uma preparação específica que contará também com aulas de interpretação, por isso, Emanoel e Atílio têm visitado os interiores do Pará, principalmente os referências em comunidades indigenas, como Marabá e Nova Ipixuna, em busca da nova atriz. Além de não precisar ter experiência, também não é preciso que a candidata ao papel no filme fale inglês, todo o longa será rodado em português e posteriormente dublado em línguas estrangeiras para a distribuição mundial.

Todo o processo de seleção e escolha da atriz termina nos primeiros 15 dias de novembro quando o diretor Jonathan Nossiter, vem a Belém para fazer teste de câmera com as moças pré-selecionadas através das fotos tiradas nas comunidades visitadas por Emanuel e Atílio e das fotos enviadas diretamente pelas candidatas via e-mail.

Para participar da seleção é preciso enviar uma foto de rosto e telefones de contato para o endereço eletrônico: elenco@amazoniaimaginaria.org.br até o dia 10 de novembro.

sábado, 27 de outubro de 2007

Super-heróis X Super poderes

Ás vezes me desligo de filmes e me entrego ao vício das séries.

Depois de rever Á sete palmos e sex and the city resolvi finalmente assistir à terceira temporada de Lost, a série mais irritantemente viciante de todas. Não vou me ater a comentar essa última temporada da série visto a enorme diferença de tempo entre seu lançamento e esse post.

Acontece que quando terminei de assistir Lost resolvi começar uma nova série e a escolhida foi Heroes. Na época de seu lançamento, em setembro do ano passado, essa série recebeu milhares de elogios e conquistou fãs pelo mundo inteiro. Muitos diziam que Heroes era superior a Lost.

Pois bem, resolvi conhecer a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais tais como telepatia, vôo, quebra da barreira tempo-espaço, indestrutibilidade e outros.

A 1ª temporada de Heroes é dividida em seis discos. Mal consegui terminar de assistir o disco 1. A trama que poderia ser interessante se desenvolve de forma cansativa, arrastada. A linguagem, inspirada em histórias em quadrinhos é irritantemente infantil. Nem smallville, que no Brasil foi traduzida como "As Novas Aventuras do Superboy" conseguiu ser tão boba.

Ok, é verdade que nunca fui fã de super poderosos. Superman nunca fez sucesso comigo e o Homem-aranha, bem, o homem-aranha tinha umas crises existenciais interessantes. Fora isso sempre achei muito fácil vencer os vilões quando se pode voar, ver através de paredes ou fugir pendurado em uma teia, sem contar a chatice de amarrar os bandidos e entregá-los para a policia. Ora faça-me o favor.

Herói de verdade para mim é o Batman. Sim, cheio de acessórios é verdade, mas bem mais "real". Sempre fui fã do Batman porque além de não ter super poderes o homem-morcego não perdoa seus inimigos. Isso sim que é super-herói.

Para os fãs de super poderosos, Heroes é uma ótima pedida, mas para quem gosta mesmo de super-heróis bom mesmo é assitir Batman Begins que conta como o milionário Bruce Wayne se transformou no homem-morcego e aguardar ansiosamente a estréia de BATMAN 2 : the dark knight em dezembro.

Assista um trecho de Heroes:


Assita o trailer de Batman Begins:

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Provoked - a true story



A bela mulher da foto ao lado é Aishwarya Rai, atriz indiana, estrela de Bollywood que por aqui ficou conhecida quando estrelou, o inglês, "O Sabor da Magia". Este mês chegou nas locadoras mais um filme protagonizado por Aishwarya, novamente a produção é inglesa e apesar de retratar a cultura indiana, passa longe de Bollywood.

Provoked: Uma história real, é baseado na história da indiana Kiranjit Ahluwalia, condenada a prisão perpétua na Inglaterra, após atear fogo no marido enquanto ele dormia.

Kira foi presa em 1989, ano em que a história começa a ser narrada. Os dez anos que duraram o casamento e os motivos que levaram Kira a matar o marido são nos apresentados em flash back e a partir de então começamos a conhecer e entender um pouco da cultura indiana e principalmente, dos ensinamentos dados às mulheres.

O roteiro do filme foi adaptado a partir do livro: "Círculo de Luz: A Autobiografia de Kiranjit Ahluwalia" e as várias vezes que o elenco o leu, ajuduram o diretor, Jag Mundhra (Natasha - bela e mortal), a extrair de Aishwarya uma interpretação dramática e comovente na medida certa para emocionar o público.

Provoked é um filme impressionante que não deve ficar de fora de sua lista.

Assita ao trailer do filme:

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

IV Mostra Curta Pará Cine Brasil



Inicia hoje a 4ª edição da Mostra Curta Pará Cine Brasil. Ano passado, paralelamente à exibição de filmes, houve oficinas e workshops, entre eles o curso "Aguce seu olhar e seja um crítico de cinema", ministrado por Celso Sabadin, um dos meus criticos favoritos que hoje escreve no site cineclick.

Além da presença do Sabadin, a última edição dessa Mostra foi particularmente especial porque o primeiro curta que produzi, "Jack Picadinho" foi premiado melhor curta ficcional. A premiação do "Jack" foi uma maravilhosa surpresa pra nossa equipe, composta em sua maior parte por amadores, mas que se entregaram completamente ao projeto de produzir um filme de apenas 1 minuto de duração.

Conheça o Jack:



Esse ano os "pais do Jack" não inscreveram nenhum trabalho na Mostra, mas todos se encontrarão para assitir os filmes do festival e planejar novos trabalhos.

Veja a programação da IV Mostra Curta Pará Cine Brasil:

17 de outubro – Quarta-feira
19h30 Abertura/ Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
- “No Princípio Era o Verbo” (ficção, 18' , p&b, 35mm, ES, 2006)
- “Jonas e a Baleia” (ficção, 20' , cor, 35mm, RJ, 2006)
- “Saliva” (ficção, 15' , cor, 35mm, SP, 2007)
21h Longa-Metragem
- “Mutum” (ficção, 95' , cor, 35mm, RJ, 2006)

18 de outubro – Quinta-feira 18h Sessão Extra
- “Mamazônia – A Última Floresta” (documentário, 108' , cor, 16mm, 1996)
19h30 Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
- “Joyce” (ficção, 14' , cor, 35mm, SP, 2006)
- “Balada das Duas Mocinhas de Botafogo” (Ficção, 14' , cor, 35mm, RJ, 2006)
- “Alguma Coisa Assim” (ficção, 15' , cor, 35mm, SP, 2006)
- “Um Ramo” (ficção, 15' , cor, 35 mm , SP, 2007)
21h Longa-Metragem
- “Não por Acaso” (ficção, 100' , cor, 35mm, SP, 2007)

19 de outubro – Sexta-feira
18h Sessão Extra
- “Fernando Lemos – Atrás da Imagem” ( 55' , cor, digital, RJ, 2005)
19h30 Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
- “Trecho” (documentário, 17' , cor, 35mm, MG, 2006)
- “ Satori Uso” (ficção, 17' , cor, 35mm, PR, 2007)
- “Sete Minutos” (ficção, 7' , cor, 35mm, RJ, 2007)
- “Tori” (ficção, 16'49'', cor, 35 mm , SP, 2006)
21h Longa-Metragem
- “5 Frações de uma quase História” (ficção, 95' , cor, 35mm, MG, 2006)

20 de outubro – Sábado
17h – Mostra Vídeo de Bolso (vídeos feitos com celular)
18h – III Prêmio Ná Figueredo ao Melhor Videoclipe Paraense
19h30 Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
- “Paralelos” (ficção, 15' , cor, 35mm, BA/MS, 2007)
- “O Brilho dos Meus Olhos” (ficção, 11' , cor, 35mm, RJ, 2006)
- “Noite de Sexta Manhã de Sábado (ficção, 15' , PB, 35mm, PE, 2006)
- “Alphaville 2007 D.C” (ficção, 16'04'', cor, 35mm, SP, 2007)
21h – Longa-Metragem
- “A Via Láctea” (ficção, 88' , cor, 35mm, SP, 2007)

21 de outubro – Domingo
17h Pré -Lançamento Longa Metragem Infantil
- “Garoto Cósmico” (ficção, 77' , cor, 35mm, SP, 2007)
19h30 Longa Metragem
- “Deserto Feliz” (ficção, 88' , cor, 35mm, PE, 2007)
- Premiação


IV Mostra Curta Pará Cine Brasil acontece no Cine Estação, de 17 a 21 de outubro. Dentro da mostra será exibido o filme inédito em Belém “Não Por Acaso”, com Rodrigo Santoro. Os ingressos custam R$ 4,00, com meia entrada para estudantes.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

"Chiquita Bacana lá da Martinica se veste com uma casca de banana nanica..."



É tempo de Círio em Belém do Pará. A cidade fica uma loucura, a correria é tanta que nem tenho tido tempo de postar. Mas tudo bem, depois que a santa chegar no seu destino, no próximo domingo, tudo voltará ao normal.

O Círio é uma festa religiosa que acontece no segundo domingo de outubro em Belém. Conhecida como o "Natal dos paraenses" é na verdade um misto de religiosidade e profanidade.

Esta última é tão presente que em 2004, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluiu a Festa da Chiquita (festa organizada por travestis que acontece na noite que antecede o Círio de Nazaré)no processo de tombamento do Círio como patrimônio imaterial da humanidade, devido à programação profana estar inevitavelmente atrelada ao evento religioso.

Ano passado, 2006, a cineasta Priscila Brasil fez um documentário intitulado As Filhas da Chiquita que mostra a preparação para a festa profana que completa 29 anos amanhã, dia 12 de outubro.

No documentário, Priscila mostra diferentes pontos de vista sobre a festa, carolas, travestis, homossexuais e padres são alguns dos personagens ouvidos para compor o filme. Imperdivel!

Veja o teaser entenda um pouco.
As Filhas da Chiquita
Direção: Priscilla Brasil / Co-direção: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Six Feet Under




Enquanto não estréia "Tropa de Elite", o polêmico filme de José Padilha, em Belém, dedico minhas horas de lazer às séries de tv.

Este final de semana deixei de lado Sex and City e ataquei de humor negro, ou nesse caso seria um drama negro?

Bem, isso deixo para você definir depois de começar a assistir "Six Feet Under" que no Brasil recebeu o nome de "A sete palmos".

Eleita a melho série dramátia em 2002 pelo Globo de Ouro e vencedora de 6 prêmios Emmy ( o Oscar da talevisão), a série de Alan Ball, roteirista vencedor do Oscar por Beleza Americana, "A sete palmos" estreou em 2001 e seguiu conquistando fãs até 2005, ano de sua quinta e última temporada.

Quem tem tv por assinatura pode acompanhar a série pelo canal Warner, que começou a reprisá-la, quem não tem pode fazer como eu e alugar de uma só vez todas a cinco temporadas que Thanks God têm na Fox Vídeo.

Sobre a série:

A família Fisher, dona de uma funerária, é o elemento principal da série que inicia com a morte do patriarca na véspera do Natal. A partir dessa morte, a família é obrigada a se reestruturar e aprender de vez a conviver com sua única fonte de renda: a funerária Fischer & Fischer.

Apesar de abordar temas delicados como morte, infidelidade, religião e homossexualidade, os episódio conseguem manter um ar cômico nas situações vividas pela familia, incluindo alguns diálogos absolutamente non sense entre os personagens vivos e os mortos.

Saiba mais:
Séries On Line

Six Feet Under - site oficial

Tv.Com

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O ano que meus pais concorreram ao Oscar.



Este é o candidato do Brasil a uma vaga na disputa do Oscar 2008. O segundo filme do diretor Cao Hamburguer (Castelo Rá-tim-bum - O Filme), disputou com outros 17 nomes a indicação.

Entre os filmes derrotados por "O ano em que meus pais sairam de férias" estava o Céu de Suely; Tropa de Elite (o favorito pelo público para a vaga) e Cinema, aspirinas e urubus (o meu favorito entre esses).

Segundo o juri (cineastas, jornalistas e críticos) que escolheu o longa, o filme de Cao Hamburguer foi escolhido por se mostrar o mais competitivo entre os demais.

Leon Cakoff foi um dos criticos que formavam o juri e explicou que segundo o histórico de premiações do Oscar, a "Academia gosta de histórias que têm um tratamento humano da criança".






Assisti "O Ano..." e gostei. Ponto. Simples assim. É um filme bem feito, a história, apesar de falar sobre a ditadura não apela para o drama, o que torna o filme ainda mais agradável de ser visto. Quando me perguntam sobre o filme a primeira palavra que vem à mente é "bonitinho".

Mas não quero com isso dizer que este é um filme menor. A mesma palavra me vem à cabeça quando penso em "Sideways", indicado ao Oscar em 2005 ou quando falo sobre o fenômeno do ano passado "Pequena Miss Sunchine", também indicado ao Oscar de melhor filme.

Os três filmes: "Sideways"; "Pequena Miss Sunchine" e o "O ano..." são deliciosos de se ver. São leves. Te fazem sentir bem ao final. Mas faltam neles um algo mais.

Não sei bem em que histórico de premiações os jurados se basearam para fazerem sua escolha. Mas pelo que me lembro, filme bonitinho não leva a estatueta para a casa.


Assista no YouTube o making off do filme.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Depois de Horas



Depois de um dia super cansativo precisava assitir algo relaxante. A escolha do dia foi "Depois de Horas" (1985), do diretor Martin Scorsese.

Para muitos a assinatura do diretor que também esteve a frente de Touro Indomável, Taxi Driver e Os Bons Companheiros bastaria para assistir o filme, mas é preciso cautela antes de locar "Depois de Horas".

Bem diferente do estilo que consagrou Scorsese, "Depois de Horas" é uma comédia de humor negro, uma sátira a vida nas grandes cidades, nesse caso, Nova York.

Paul Hackett (Griffin Dunne) é um nova-iorkino solitário e cansado do trabalho entediante que se mete em situações inacreditáveis depois de ter conhecido uma mulher enquanto tomava café.

Quem só conhece o lado denso de Martin Scorsese irá se surpreender ao assistir esse filme, onde o diretor aparece como figurante em uma das cenas. "Depois de Horas" é garantia de diversão. Não perca.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Sex and Cine


Não senhores, ainda é dessa vez que falarei sobre os filmes para maiores de 18.

Resolvi revelar meu lado "mulherzinha" e escrever sobre um seriado que a-do-ro e que em breve estará nos cinemas: Sex and City.

Inteligente, divertida e absolutamente feminina essa é certamente uma série que homem nenhum devia deixar de assistir. Contraditório? Nem tanto.

Durante as seis temporadas em esteve no ar, Sex and City mostrou o comportamento de quatro mulheres, com personalidades bem distintas, frente a suas conquistas e decepções pessoais e profissionais.

Sendo mulher, impossivel não se identificar com alguma situação vivida por Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Samantha Jones (Kim Cattral), Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) ou Charlote York (Kristin Davis).

Agora, se você meu caro amigo, cansou de tentar adivinhar o que se passa na cabeça de uma mulher, está na hora de correr para a locadora e começar a assitir Sex and City.

Sex and City nos Cinemas

Para os fãs da série, que como eu, já assistiram milhares de vezes todos os episódios das seis temporadas de Sex and City, uma boa notícia: a série de tv vai virar um filme.

Seguindo o exemplo das Panteras, Missão Impossível ou Miami Vice, a série de tv Sex and City, exibida pelo canal HBO entre 1998 e 2004, vai virar um longa metragem.

As filmagens iniciaram em setembro em Nova York, onde se passou a maior parte da ação da série durante suas seis temporadas.

O filme, que será exibido somente em maio de 2008, mostrará as 4 amigas exatamente 4 anos após o término da série. A expectativa é saber a quantas anda o namoro de Carrie e Mr. Big (Chris Noth). Estarão eles juntos ou separados?

Algumas fotos dos bastidores da filmagem já estão na internet e revelam alguns detalhes da história, mas para quem prefere a surpresa e decidir aguardar ansiosamente até a chegada do filme nas telonas sem saber o que o espera o melhor é ir matando a saudade das aventuras das quatro amigas revendo as seis temporadas da série disponíveis em DVD.

Veja as fotos dos bastidores e leia mais sobre o Sex and City - o filme em:
Poltrona Tv
Ego

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Totalmente apaixonados


Duas coisas me fizeram sair de casa para locar "Totalmente Apaixonados":

1ª. Não importa se você tem mais de 100 canais na sua televisão, domingo você não vai achar nada interessante.

2ª. O charme de David Duchovny.

Sim eu confesso, assistia Arquivo X muito mais pelo agente Mulder (David Duchovny) do que pelas histórias sobrenaturais da série. Mas, de volta ao filme.

"Totalmente Apaixonados" é uma comédia romântica agradabilíssima. Nada de adolescentes fugindo de casa para ir à festa da escola, ou jovens que se conhecem na biblioteca da Universidade.

Assim como “Alguém Tem que Ceder” (2003), “Totalmente Apaixonados” certamente agrada menos aos adolescentes que seus pais.

A história do filme gira em torno de dois casais: Rebecca (Julianne Moore) e seu marido Tom (David Duchovny) e Tobey (Billy Crudup) e sua namorada Elaine (Maggie Gyllenhaal).

Enquanto o primeiro casal passa por uma crise em seu casamento, Elaine começa a ter problemas com o namorado por acreditar que após 7 anos de namoro já é hora de casar.

Na maioria do tempo, “Totalmente Apaixonados” não difere de outros filmes do gênero, mas afinal estamos falando de comédias românticas; aquele gênero especial do cinema que não é tão divertido quanto uma comédia ou tão denso como um romance.

E então você se pergunta: mas se não vou me surpreender por que vou assistir? Ora, a bela Lisbela* disse uma vez: “Não importa o que acontece, mas como e quando acontece” Eu concordo, e você?

* Lisbela é o personagem vivido por Débora Falabella no filme de Guel Arraes, Lisbela e o Prisioneiro.