quinta-feira, 11 de outubro de 2007

"Chiquita Bacana lá da Martinica se veste com uma casca de banana nanica..."



É tempo de Círio em Belém do Pará. A cidade fica uma loucura, a correria é tanta que nem tenho tido tempo de postar. Mas tudo bem, depois que a santa chegar no seu destino, no próximo domingo, tudo voltará ao normal.

O Círio é uma festa religiosa que acontece no segundo domingo de outubro em Belém. Conhecida como o "Natal dos paraenses" é na verdade um misto de religiosidade e profanidade.

Esta última é tão presente que em 2004, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluiu a Festa da Chiquita (festa organizada por travestis que acontece na noite que antecede o Círio de Nazaré)no processo de tombamento do Círio como patrimônio imaterial da humanidade, devido à programação profana estar inevitavelmente atrelada ao evento religioso.

Ano passado, 2006, a cineasta Priscila Brasil fez um documentário intitulado As Filhas da Chiquita que mostra a preparação para a festa profana que completa 29 anos amanhã, dia 12 de outubro.

No documentário, Priscila mostra diferentes pontos de vista sobre a festa, carolas, travestis, homossexuais e padres são alguns dos personagens ouvidos para compor o filme. Imperdivel!

Veja o teaser entenda um pouco.
As Filhas da Chiquita
Direção: Priscilla Brasil / Co-direção: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho

Nenhum comentário: