segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Cineasta americano procura atriz no Pará

O produtor cultural Emanoel Freitas juntamente com Atílio Verberosa Júnior, representante da ONG Amazônia Imaginária estão selecionando um nova estrela para o próximo filme do cineasta Jonathan Nossiter, que recentemente dirigiu o documentário Mondovino, onde o mundo do vinho é retratado. Este será o quinto longa-metragem de Nossiter, e dessa vez a produção americana terá co-produção do Brasil e França.

Com as filmagens marcadas para iniciarem no próximo ano no Brasil e tendo a maior parte de suas ações na cidade do Rio de Janeiro. O filme é quase uma declaração de amor do diretor ao país. Nossiter é casado com a fotógrafa brasileira Paula Prandini e os três filhos do casal são cariocas. Mas a paixão pelo Brasil começou há mais de 20 anos quando o então estudante de Artes, encantou-se com o escritor brasileiro Machado de Assis. A admiração pelas obras de Machado de Assis é tamanha que Nossiter batizou sua primogênita de Capitu, uma das mais polêmicas personagens de Assis.

Ainda sem título definido, o longa contará a história amor entre um americano e uma jovem índia brasileira. Os dois se apaixonam e mudam-se para o Rio de Janeiro em busca de uma vida de glamour. O cinema já contou muitas histórias românticas entre uma índia e um estrangeiro, a mais famosa delas é a história da índia Pocahontas, que após ser contada em pela Disney, virou o longa-metragem 'O Novo Mundo' em 2005. Mas como levará a assinatura do cineasta premiado no Festival de Sundance em 1997 e indicado no Festival de Cannes em 2004, com certeza podemos esperar algo muito além do óbvio para esse novo trabalho.

Seleção de atrizes
Tendo como referência o talento e a beleza das atrizes paraenses Dira Paes, a Solineuza do seriado A Diarista e de Eunice Baía, a pequena índia do filme Tainá - uma aventura na selva, Nossiter definiu que a atriz que interpretará um dos papéis principais do filme deve ser paraense. A personagem em questão é uma jovem índia de 18 ou 19 anos, que irá morar no Rio de Janeiro ao lado do amado.

Emanoel Freitas e Atílio Verberosa são os nomes encarregados da díficil missão de encontrar entre as jovens do Estado uma nova estrela para brilhar nas telonas. Para interpretar a índia apaixonada, os produtores estão selecionando moças entre 17 e 30 anos, mas que aparentem ter entre 18 e 19 anos de idade. Além da aparência jovem é fundamental que a moça tenha traços indigenas e seja carismática.

A experiência como atriz não é pré-requisito para essa seleção já que por ser um dos personagens centrais da histórias, a atriz receberá uma preparação específica que contará também com aulas de interpretação, por isso, Emanoel e Atílio têm visitado os interiores do Pará, principalmente os referências em comunidades indigenas, como Marabá e Nova Ipixuna, em busca da nova atriz. Além de não precisar ter experiência, também não é preciso que a candidata ao papel no filme fale inglês, todo o longa será rodado em português e posteriormente dublado em línguas estrangeiras para a distribuição mundial.

Todo o processo de seleção e escolha da atriz termina nos primeiros 15 dias de novembro quando o diretor Jonathan Nossiter, vem a Belém para fazer teste de câmera com as moças pré-selecionadas através das fotos tiradas nas comunidades visitadas por Emanuel e Atílio e das fotos enviadas diretamente pelas candidatas via e-mail.

Para participar da seleção é preciso enviar uma foto de rosto e telefones de contato para o endereço eletrônico: elenco@amazoniaimaginaria.org.br até o dia 10 de novembro.

2 comentários:

Lorena Filgueiras disse...

Sócia, teu blog tá cada vez melhor e gosto muito do teu estilo. Só faltava O Lib te contratar... Ah, contratou... depois tens que me contar os detalhes e me ensinar como adiciona vídeos do youtubiu no bróg.

Unknown disse...

Olá meu nome é Silvana dos Passos Nayde.
Tenho 18 anos e moro em Palmitos- Santa catarina.
Eu tenho um sonho que é ser atriz internacional. Sei que pra isso tenho que estudar, fazer faculdades, mais infelismente não tenho condições financeiras pra isso e aqui onde moro a um ano pra conseguir um emprego terá que ser de maior, e faz pouco tempo que sou e que deixei meus corrículos em lojas e mercados.
Só queria que sobeçem, que sou mais uma brasileira que para muitos sonha auto mais que não deixarei de sonhar. E acredito que esse sonho será minha melhor realidade um dia.
Obrigada.